Dr. Daniel muito à frente na corrida ao Governo do Pará, mostra nova pesquisa
- Wilson Rebelo
- 25 de out.
- 2 min de leitura

A DOXA, uma das mais conceituadas empresas de pesquisa de opinião do País, foi a campo, mais uma vez, para aferir o humor do eleitorado paraense em relação à próxima disputa pelo Governo do Pará nas eleições do ano que vem e o resultado não foi animador para Helder Barbalho e sua suposta candidata Hana Ghassan. No levantamento, Dr. Daniel Santos, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSB, atual prefeito de Ananindeua e ex-presidente da Assembleia Legislativa, aparece com quase o dobro de intenções de voto em relação à Hana.
Dr. Daniel (PSB) sai na frente com 32,6% das intenções de voto; em segundo lugar vem a vice-governadora, Hana Ghassan (MDB) com 18,8%. O deputado federal Eder Mauro (PL) aparece, tecnicamente empatado com Hana, obtendo um percentual de 17,3%. O ex-senador Paulo Rocha (PT) vem com 5,4% e Aracely Lemos, 1,6%.

DOXA testou um segundo cenário sem Eder Mauro. Nesse cenário, Dr. Daniel vai para 39,3%; Hana chega a 21,3%; Paulo Rocha, 6,5% e Aracely, 2,4%.
DOXA também questionou o eleitorado sobre como avalia o governo de Helder Barbalho e 65% dos eleitores paraenses diz aprovar o desempenho do atual governador do Estado.
Veja os gráficos a seguir.
INTENÇÃO DE VOTO PARA GOVERNADOR (ESTIMULADA)

CENÁRIO II - SEM O DEPUTADO EDER MAURO
Neste cenário, sem Eder Mauro, Dr. Daniel sobe para 39,3%, captando o maior índice. Hana, por sua vez sobe para 21,3%. Paulo Rocha vai para 6,5% e Aracely, 2,4%. Os índices de indecisos crescem significativamente.

REJEIÇÃO DE PRÉ-CANDIDATOS
Em se tratando de rejeição, o deputado federal Eder Mauro, aparece como o mais rejeitado com 23,0%. A vice-governadora, Hana, é a segunda mais rejeitada, aparecendo com 16,1%. O ex-senador, Paulo Rocha, aparece com rejeião de 10,9%. Aracely vem logo em seguida com rejeição de 10,3%. Dr. Daniel é o que tem menor rejeição, 6,5%.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE HELDER BARBALHO
Quanto a aprovação e desaprovação do governo de Helder Barbalho, a pesquisa mostra uma aprovação de 65,0%; enquanto sua desaprovação chega a 28,0%. Outros 7,0% não se manifestaram.

A pesquisa foi realizada de forma presencial, nas seis mesorregiões (Metropolitana, Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Sudoeste Paraense, Baixo Amazonas e Marajó), no período de 21 a 24 de outubro, tendo sido entrevistados 2.000 eleitores distribuídos proporcionalmente, com margem de erro 3.5 pontos para mais ou para menos.










Comentários