Helder e Aurelio fecham parceria por asfalto e regionalização do hospital de Parauapebas
- Wilson Rebelo
- 11 de mar.
- 2 min de leitura

Como vinha sendo comentado há dias nos meios políticos, era questão de pouco tempo para o prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano (Avante), mudar-se de mala e cuia para as hostes do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Na noite desta terça-feira, 11, os dois anunciaram o início do que parece ser uma aliança política.
Ao lado de Hana Ghassan, vice-governadora do Estado, do deputado Chicão (MDB), presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), do deputado Wescley Tomaz (Avante) e do ex-prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins, Helder e Goiano anunciaram que o Estado aceitou regionalizar o Hospital Geral de Parauapebas (HGP) e farão, juntos, 100 quilômetros de asfalto na Capital do Minério.
O anúncio foi feito através das redes sociais do governador e segundo Barbalho "nos vamos regionalizar o hospital de Parauapebas e trazer especialidades médicas para melhorar o atendimento". Aurelio, por sua vez, garante que "o hospital regional de Parauapebas é realidade. É parceria com o governador do Estado".
Desde o início de seu mandato, Aurelio tenta aproximar-se de Helder. E o governador não foi insensível ao flerte do prefeito de Parauapebas. No dia 21 de fevereiro, em um jantar na cidade de Marabá, os dois foram vistos trocando sorrisos e delicadezas.
Ao que parece, a paquera surtiu o efeito desejado. Aurelio passou ao governo do Pará a bucha em que se tornou o HGP e conseguiu mais alguns quilômetros de asfalto, o que não faz mal a ninguém.
São várias as perguntas que surgem, após este anúncio. Qual o preço político a pagar por tanta parceria? Como essa aproximação com Helder, um notório apoiador do presidente Lula, será vista pelo eleitorado de Aurelio, formado por eleitores que se dizem "de direita"? A indicação de Beatriz Ramos, mulher de Aurelio, para concorrer a uma vaga de deputada federal está no pacote?
A coisa fica ainda mais curiosa quando é possível lembrar que, meses atrás, Aurelio se apresentava como bolsonarista juramentado e praticante, crítico ácido de Lula e Helder Barbalho. Mesmo depois de empossado, o prefeito de Parauapebas participou de conversas que visavam apoiar a candidatura de Daniel Santos, prefeito de Ananindeua e favorito para ganhar o governo do Estado em 2026.
Como se sabe, o mundo da política não gira, capota!
Veja o vídeo do anúncio, a seguir.
Comentários