Parauapebas intensifica combate ao descarte irregular de lixo
- Wilson Rebelo
- 16 de ago.
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Parauapebas parece ter perdido a paciência com o descarte irregular de lixo, um problema crônico que causa incômodo, emporcalha a cidade e atrai pragas urbanas. Através de canais específicos, a Secretaria de Serviços Urbanos (Semurb) está recebendo denúncias e notificando os infratores.
No site oficial da Prefeitura de Parauapebas, a Semurb afirma que vem realizando desde o início do ano "intenso mutirão de limpeza nos bairros da cidade, com ações de roço, capina, poda, varrição, pintura de meios-fios e retirada de entulhos, proporcionando mais qualidade de vida para a população".
Ainda segundo a Semurb, para reforçar a limpeza nas áreas urbanas, foram disponibilizadas caçambas nos principais pontos do município. Essas caçambas deveriam facilitar o descarte adequado e evitar o acúmulo de lixo.
Mas há quem continue descartando lixo e entulho fora das caçambas, causando prejuízos ao município. Segundo Rosiane Oliveira, fiscal de Urbanismo, “as equipes de fiscalização estão observando esses pontos e a pessoa que for flagrada descartando o lixo em um local inadequado será autuada”.
A situação também é acompanhada de perto por Syanne Baia, fiscal de Urbanismo, que reforça o pedido de conscientização. "Nós estamos recebendo denúncias via protocolo, imagens, vídeos de empresas e pessoas físicas que estão fazendo descarte inadequado. Estamos identificando as pessoas e já estamos notificando. A Semurb está fazendo seu trabalho, evite fazer descarte inadequado, para que você não seja autuado”, diz Baia.
A população pode fazer denúncias anônimas pelos canais oficiais da Prefeitura ou pelo Disque Denúncia: (94) 98116-3909. Além de intensificar a fiscalização, a Semurb investe em ações de educação ambiental para transformar essa realidade. Luciana Torres, da Educação Urbana, reforça o apelo. “Se você presenciar alguém descartando resíduos de forma irregular, comunique à Semurb. Sua participação é fundamental para manter nossa cidade mais limpa e saudável”.










Comentários