Aterro em ocupação ilegal causa prejuízo à macrodrenagem em Ananindeua
- Wilson Rebelo
- 21 de mar.
- 1 min de leitura

Na manhã desta sexta-feira, 21, moradores de Ananindeua, cidade vizinha à capital do Estado, foram surpreendidos quando uma verdadeira cratera surgiu às margens do canal Maguariaçu, que integra a recém-construída rede de macrodrenagem do município. Um aterro ilegal causou o prejuízo e transtorno nas vias às margens do canal.

Os técnicos da prefeitura foram ao local e logo identificaram que o ocupante ilegal de um terreno despejou aterro no local e acabou bloqueando a vazão da água, causando forte pressão e erosão rápida, o que determinou o surgimento da cratera.
O prefeito Daniel Santos (PSB) esteve no local para acompanhar os serviços de restauração do canal e, enquanto homens e máquinas da Prefeitura trabalhavam, informou que o responsável foi notificado e multado pela Secretaria de Meio Ambiente.

Daniel vem investindo em macrodrenagem desde o seu primeiro governo, com o objetivo de tirar Ananindeua dos últimos lugares no ranking de saneamento básico, mas o incidente desta sexta-feira mostra que Ananindeua, ainda sofre com a ocupação desordenada e a falta de regularização fundiária urbana.
Regularização fundiária é um processo financeiramente dispendioso e demorado por conta das inúmeras etapas burocráticas que precisam ser vencidas, muitas vezes envolvendo as esferas federal, estadual e municipal de governo, que nem sempre estão em harmonia. Enquanto a regularização fundiária não vem, Daniel não tem muito a fazer, além de ampliar a rede de saneamento e enfrentar as situações complicadas decorrentes de centenas de ocupações ilegais.
Comments