Helder apresenta CCO do BRT-Metropolitano. Custo total do projeto pode passar de meio bilhão de reais
- Wilson Rebelo
- há 2 dias
- 1 min de leitura

O governador Helder Barbalho estará, nesta terça-feira, 28, nas novas instalações do Centro de Controle Operacional (CCO), na Rodovia Augusto Montenegro, em Belém. Helder também vai anunciar a implantação do BRT Metropolitano, um dos principais eixos do Sistema Integrado de Transporte da Região Metropolitana de Belém (SIT/RMB).
O CCO está sendo construído desde 2019, com custos específicos não divulgados. Sabe-se que, em 2023, o projeto completo do BRT Metropolitano já havia consumido R$ 423,7 milhões e que a previsão é que seriam necessários, pelo menos, mais R$ 70 milhões. Tudo somado, o BRT custará quase meio bilhão de reais aos cofres públicos.
Segundo a propaganda governamental, o CCO será o eixo de controle do novo sistema de transporte público, reunindo a Agência de Regulação e Controle de Serviços do Estado do Pará (Arcon), o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), a Polícia Militar e as concessionárias do sistema.
A expectativa é que a central acompanhe em tempo real a rotina operacional do BRT Metropolitano, com monitoramento por câmeras instaladas ao longo do corredor viário, nas estações e terminais, além de fornecer a localização da frota, registrando chegadas e partidas dos veículos em cada linha e a movimentação da bilhetagem digital.
O prédio que abriga o CCO está, desde 2019, em processo de certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), certificação destinada às construções sustentáveis em todo o mundo. Até agora, o certificado não foi deferido.










Comentários