Bolsonaro diz que condenação pelo STF será sua sentença de morte
- Wilson Rebelo
- 14 de mai.
- 1 min de leitura

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira, 14, em entrevista ao portal de notícias UOL que uma pena de prisão de 20 ou 40 anos poria fim a sua carreira política e seria sua sentença de morte. “Se eu for condenado, acabou”, declarou.
"Estou com 70 anos de idade. Não tenho mais tempo", disse Bolsonaro. O ex-presidente avalia que a última chance de disputar a Presidência será em 2026 e por isso garante que vai lutar "até o último segundo" para recuperar sua elegibilidade. A prisão seria uma "pena de morte política e física", pensa Bolsonaro.
Jair Bolsonaro está inelegível até 2030 por ter sido condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A decisão foi tomada em junho de 2023, com um placar de 5 a 2 a favor da inelegibilidade.
Além disso, Bolsonaro corre sério risco de prisão desde que se tornou réu em 26 de março deste ano, quando a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal recebeu, por unanimidade, a denúncia contra ele e outras 7 pessoas por tentativa de golpe de Estado.
A ação penal contra o grupo está na fase de instrução processual, quando são colhidos depoimentos das testemunhas indicadas pelas partes e apresentadas as provas. As oitivas estão agendadas para começar em 19 de maio e vão até 2 de junho.
Bolsonaro poderá ser sentenciado a 40 anos de prisão, caso seja condenado às penas máximas cominadas aos crimes de que é acusado.
Comments