Celso Sabino, com bom desempenho em pesquisa ao Senado, pode perder ministério
- Wilson Rebelo
- 2 de set.
- 2 min de leitura

O atual ministro do Turismo, Celso Sabino, viveu emoções conflitantes, nesta terça-feira, 2. Enquanto uma pesquisa o aponta como candidato competitivo ao Senado pelo Estado do Pará, em Brasília, a cúpula da federação União Progressista (União Brasil-Progressistas) resolveu que todos os filiados que tenham mandato eletivo deverão deixar o governo Lula. A decisão acerta em cheio Sabino, deputado federal licenciado que, agora, deverá decidir se licencia-se ou deixa o União, caso queira permanecer ministro do governo petista.
Saída do Governo e Defesa da Anistia
Segundo a federação União Progressista, o desembarque oficial do governo Lula é imediato, mas foi fixado o prazo até 30 de setembro para que seja feita a transição nas pastas controladas pela federação. “Informamos a todos os detentores de mandato que devem renunciar a qualquer função que ocupem no governo federal. Em caso de descumprimento desta determinação, se dirigentes desta Federação em seus estados, haverá o afastamento em ato contínuo”, informou a federação.
“Se a permanência persistir, serão adotadas as punições disciplinares previstas no Estatuto. Esta decisão representa um gesto de clareza e de coerência. É isso que o povo brasileiro e os eleitores exigem de seus representantes”, acrescentou em nota a federação.
Contudo, os ministros resistem a entregar seus cargos. O União tem três ministros – Celso Sabino (Turismo), Frederico Siqueira (Comunicações) e Waldez Góes (Integração Regional) e o PP tem um – André Fufuca (Esporte).
Celso Sabino, que preside a federação no Pará, precisa avaliar pedir licença ou sair do União Brasil caso queira preservar o cargo de ministro do Turismo.
Tanto PP e União vem ensaiando essa saída do governo há algum tempo. No lançamento da federação, no meio de agosto, as pruincipais lideranças fizeram duras críticas a Lula.
Além disso, enquanto começa o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), a federação anunciou apoio ao projeto que visa a concesão de anistia para os envolvidos na suposta trama golpista.
Pesquisa Mostra Sabino com Bom Potencial
Na primeira pesquisa realiza com seu nome anunciado como pré-candidato ao Senado, o ministro do Turismo Celso Sabino (Federação União Progressista) desponta com destaque para obter a segunda vaga, considerando a pré-candidatura do governador Helder Barbalho franco favorita para se eleger em primeiro lugar.
Na eleição de 2026, duas vagas serão disputadas para o Senado.
Pelo que aponta a pesquisa, a indicação de Celso Sabino demonstra que terá crescimento em evolução nos próximos meses, considerando que seu nome foi colocado pela primeira vez no questionário do instituto Simetria.
Na disputa para o senado, Helder lidera, enquanto a segunda vaga é disputada entre Eder Mauro e Celso Sabino. No primeiro cenário, com os dois votos consolidados, Helder está na frente com 40,5, seguido de Eder Mauro com 25,3 e Celso Sabino 16,4. No segundo, Helder sobe para 43,6 e Celso Sabino para 26,4.
O instituto de pesquisa Simetria Inteligência tem 28 anos de experiência no mercado, faz parte da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP).










Comentários