top of page
anuncie_introducao-1024x582_edited_edited.jpg
Disque.png

Com a força do agronegócio, Pará cresce mais que o Brasil no 4º trimestre de 2024

  • Foto do escritor: Wilson Rebelo
    Wilson Rebelo
  • 9 de abr.
  • 2 min de leitura

Puxado pelo agronegócio, o Pará alcançou o valor de R$ 64 bilhões no 4° trimestre de 2024, o que representa 2,1% do PIB nacional, que fechou em R$ 3,08 trilhões. Com um crescimento trimestral de 0,37%, o Pará cresceu mais que o país, que obteve 0,2% de crescimento na último trimestre do ano passado.

Os dados foram apresentados na tarde desta terça-feira, 8, na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), ao lançar o PIB Trimestral Paraense, estudo fornecido por apenas outros oito estados brasileiros.


“Hoje estamos lançando o mais novo produto da Fapespa, o PIB Trimestral, resultado do quarto trimestre do ano de 2024. O PIB trimestral é importante porque através desses dados conseguimos acompanhar a dinâmica da atividade econômica do Estado de forma mais rápida e precisa, quase em tempo real”, explicou o presidente da Fapespa, Marcel Botelho.


O boletim foi elaborado utilizando a base de dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais (SCNT/IBGE), avaliando o PIB com base nos três principais setores da economia: agropecuário, indústria e serviços, além de considerar os impostos líquidos sobre produtos.


O destaque positivo da economia paraense em 2024 ficou com a agropecuária, que teve crescimento expressivo de 21,83% no setor, enquanto que no Brasil enfrentou retração de -3,2%. O estado se adaptou bem às adversidades climáticas que afetaram outras regiões, como Centro-Oeste e Sul, que impactaram, principalmente, as safras de soja e milho. Com isso, o Pará assumiu um papel de liderança no crescimento nacional, com um desempenho que reforça o potencial do agronegócio paraense e sua capacidade de compensar perdas.


A indústria avançou 1,7% em 2024, abaixo da tendência nacional de 3,28%. No último trimestre de 2024, o crescimento foi de 1,15%. Já o setor de serviços teve evolução próxima à média nacional, com acumulado anual positivo de 3,11%, próximo ao índice brasileiro de 3,67%. Isso indica sólida recuperação ao longo do ano, com potencial para maior expansão em 2025.


A previsão é que o próximo boletim do PIB Trimestral seja divulgado em agosto deste ano, com o desempenho econômico do primeiro trimestre de 2025. Além disso, o IBGE anunciou que lança neste ano, pela primeira vez, a Pesquisa Anual de Comércio e a Pesquisa Anual de Serviços abrangendo todo o território paraense, um ganho substancial de informações para nortear as ações e investimentos públicos e privados.


O estudo completo está disponível no site www.fapespa.pa.gov.br.

Bình luận

Đã xếp hạng 0/5 sao.
Chưa có xếp hạng

Thêm điểm xếp hạng

Compartilhe:

bottom of page