top of page
anuncie_introducao-1024x582_edited_edited.jpg
Disque.png

Embarcação do século XIX é retirada do canteiro de obras da Nova Doca

  • Foto do escritor: Wilson Rebelo
    Wilson Rebelo
  • 14 de jan.
  • 1 min de leitura

A proa da embarcação que foi encontrada durante as escavações para a realização das obras da Nova Doca, na Avenida Visconde de Souza Franco, em Belém, foi retirada na segunda-feira (13), por volta das 22h. O achado arqueológico, encontrado em 12 de agosto do ano passado e que remete ao final do século XIX, deverá ficar exposto no Memorial Amazônico da Navegação, localizado no Mangal das Garças, na capital paraense.


Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o achado é considerado único para a região. A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) informou que o processo de resgate da proa da embarcação está sendo realizado por etapas. Até agora já foi feita a retirada de dois dos três segmentos da embarcação.


A Seop informou que o trabalho está sendo feito pela empresa responsável pela obra da Nova Doca, com o acompanhamento de uma equipe de arqueologia e restauração.


Os segmentos estão sendo transportados para a área de estacionamento de uma faculdade particular que fica na Doca, onde serão restaurados antes de serem colocados em exposição no MAN

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note

Compartilhe:

bottom of page