top of page
anuncie_introducao-1024x582_edited_edited.jpg
Disque.png

"Quem deve escolher presidente é o povo e não juízes em uma sala", diz Bolsonaro sobre julgamento pelo STF

  • Foto do escritor: Wilson Rebelo
    Wilson Rebelo
  • 26 de mar.
  • 2 min de leitura
Bolsonaro - Turma do STF votou por unanimidade para torná-lo réu
Bolsonaro - Turma do STF votou por unanimidade para torná-lo réu

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), disse nesta quarta-feira, 26, que enquanto a inflação aumenta e a atividade econômica se retrai, os governantes pensam apenas em impedi-lo de concorrer nas próximas eleições presidenciais. "O nosso povo está sendo roubado do direito de escolher seu presidente. Nenhum país pode se chamar de democracia quando seu líder mais popular é retirado da disputa com manobras judiciais.", escreveu Bolsonaro em seu perfil no X.com.


O ex-presidente fez os comentários, no início da noite desta quarta-feira, após a Primeira Turma do STF tê-lo tornado réu no processo que apura sua participação na tentativa de golpe de estado e abolição do estado democrático, entre outros crimes. Caso seja condenado, o que parece certo que acontecerá, Bolsonaro, que já se encontra inelegível devido a outros processos que responde no Tribunal Superior Eleitoral, poderá receber penas que somadas passarão de 47 anos.


Em uma crítica explícita ao seu julgamento pelo STF, Bolsonaro diz que "o Brasil merece uma democracia de verdade - onde quem escolhe o presidente é o povo, na urna, e não meia dúzia de juízes dentro de um tribunal. O futuro do nosso país está em jogo".


Leia a íntegra da declaração de Bolsonaro


Declaração do Presidente Jair Bolsonaro


- O Brasil está vivendo uma das maiores crises de sua história - não só econômica, mas também democrática. Quando fui presidente, reduzimos a inflação, criamos empregos e trouxemos investimentos para o país como nunca antes. Agora, com a economia em queda livre, empresas fechando e famílias sem conseguir pagar o básico, aqueles que deveriam governar para o povo estão preocupados com outra coisa: garantir que eu passe o resto da minha vida na cadeia para nunca mais disputar uma eleição.


- Isso é exatamente o que vimos acontecer na Venezuela, onde usaram a Justiça como arma para definir o resultado das eleições antes mesmo do povo votar. No Brasil, estão tentando fazer a mesma coisa. O nosso povo está sendo roubado do direito de escolher seu presidente. Nenhum país pode se chamar de democracia quando seu líder mais popular é retirado da disputa com manobras judiciais.


- Todos sabem que, se eu pudesse concorrer, venceria. E é por isso que estão fazendo isso - não para ‘defender a democracia’, mas para se agarrar ao poder a qualquer custo. Enquanto eles tentam calar a oposição, a economia afunda, os investidores fogem e o povo trabalhador paga a conta da incompetência. Em vez de resolverem os problemas reais do Brasil, gastam tempo e dinheiro para garantir que eu nunca mais apareça numa cédula eleitoral.


- O Brasil merece uma democracia de verdade - onde quem escolhe o presidente é o povo, na urna, e não meia dúzia de juízes dentro de um tribunal. O futuro do nosso país está em jogo.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación

Compartilhe:

bottom of page