top of page

Vale não teme redução de receita por tarifaço de Trump

  • Foto do escritor: Wilson Rebelo
    Wilson Rebelo
  • 16 de ago.
  • 2 min de leitura
Bacci - Apesar da queda nos preços do minério de ferro, Vale segue realizando lucros bilionários
Bacci - Apesar da queda nos preços do minério de ferro, Vale segue realizando lucros bilionários

Marcelo Bacci, Vice-Presidente Executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale, garante que a cúpula da mineradora não vê risco específico para a receita da companhia em relação às tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos. A observação foi feita nesta terça-feira, 12, durante entrevista ao CNN Money.


Na contramão em relação a diversos outros segmentos do mercado que demonstram certo pânico em relação ao tarifaço de Trump, Bacci avalia que o momento é bastante favorável para a Vale. As exportações da mineradora são majoriamente destinadas à China e outros países asiáticos. Os EUA não são grandes importadores de minério da Vale, lembra Marcelo Bacci.


"O que pode acontecer é uma desaceleração global, que afete todas as empresas do Brasil e do mundo. Com exceção disso, não vemos nenhum risco específico", esclarece.


A manifestação de Bacci serve de alento para os gestores públicos de cidades mineradoras que temem ver a arrecadação declinar de forma acentuada a partir do próximo mês de setembro.


O executivo também comentou os resultados do 2º trimestre da mineradora, divulgados no final de julho. A mineradora registrou lucro líquido de US$ 2,12 bilhões no período, queda de 24% versus o mesmo período do ano passado. O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) ajustado, por sua vez, somou US$ 3,39 bilhões, queda de 15% na comparação anual.


Chamou a atenção a capacidade de adaptação da Vale ao novo cenário deste ano, com preços bem menores para o minério de ferro. Ao conseguir reduzir seus custos, a empresa evitou prejuízos que muitos davam como certos no início do ano.


O executivo afirmou à CNN que a redução de custos é estrutural, implementada em três frentes. A primeira, a utilização melhor de ativos existentes, investindo e aumentando volume de produção naquilo que já está presente no maquinário da Vale; a segunda diz respeito a novas operações, com tecnologias avançadas que demandam custos menores de uso; a terceira, por fim, é o trabalho direto com fornecedores, diluindo valores de produtos comprados de terceiros.


"Esse conjunto tem feito o custo cair estruturalmente já a alguns trimestres", diz Bacci, afirmando que as projeções da companhia para este ano estão em linha com o que foi notificado ao mercado. "Estamos muito confortáveis de que vamos cumprir a projeção e este trabalho irá continuar, tanto no trabalho de ferro quanto nos minérios de transição".


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Compartilhe:

anuncie_introducao-1024x582_edited_edited.jpg
Disque.png
bottom of page