Dr. Daniel, líder nas pesquisas ao governo do Pará, cumpre agenda em Marabá nesta quarta-feira
- Wilson Rebelo
- 1 de abr.
- 3 min de leitura

O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará e atual prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos (PSB), cumprirá intensa agenda política em Marabá, nesta quarta-feira, 2, que será encerrada com uma grande reunião na Maçonaria do Novo Horizonte, às 18 horas. Provável candidato ao governo do Estado, Dr. Daniel vem intensificando contatos na região visando fortalecer seu partido e estreitar laços com lideranças importantes do sul-sudeste do Pará.
No início do ano passado, Dr. Daniel se viu na contingência de afastar-se do governador Helder Barbalho (MDB). A distância entre ambos cresceu rapidamente, até Dr. Daniel ser considerado, hoje, o maior adversário político de Helder e, segundo diversas pesquisas, franco favorito para vencer a corrida pelo cargo de governador do Estado em 2026.
A ascensão de Dr. Daniel de fato preocupa a cúpula do MDB, muito em função da facilidade com que sua candidatura vem se estabelecendo nas diversas reuniões do Pará. Um exemplo disso aconteceu no início deste ano durante um recente encontro de prefeitos, em Brasília, quando quase 60 gestores paraenses, dos mais diferentes partidos, compareceram a uma reunião na qual a estrela foi Dr. Daniel.
Além da notória habilidade política, Dr. Daniel apresenta bons números como gestor da segunda cidade mais populosa do Pará. Com mais de 500 mil habitantes, Ananindeua era vista, até bem pouco tempo atrás, como "cidade-dormitório" e tinha números bem ruins em áreas como alfabetização, urbanização e saneamento básico, por exemplo. É de se reconhecer que a atual gestão conseguiu melhorar esses índices e elevar a qualidade de vida em Ananindeua, facilitando a caminhada de Dr. Daniel pelo estado do Pará.
Outro ponto que vem ajudando Dr. Daniel é o tom elevado das críticas à sua gestão feitas por órgãos de imprensa e políticos ligados ao governador Helder Barbalho. Para muitos eleitores as críticas são despropositadas e chegam bem perto da perseguição política.

Em recente manifestação na tribuna da Câmara Federal, a deputada Alessandra Haber, esposa de Dr. Daniel, denunciou o que considera "a ditadura dos Barbalho no Pará". Segundo ela, o prefeito de Ananindeua, ao não se submeter às vontades do governador, passou a ser perseguido e considerado inimigo pelo poderoso clã que domina atualmente a política paraense.
Será este político, que une juventude e experiência, de espírito conciliador, mas com força suficiente para enfrentar o próprio governador do Estado, que os marabaenses poderão conhecer mais de perto nesta quara-feira.
Agenda em Marabá
Na manhã desta quarta-feira, Dr. Daniel deve visitar a Câmara Municipal de Marabá, representando a deputada federal Alessandra Haber que será agraciada com o título de Cidadã Marabaense, uma proposição do vereador Dean Guimarães.
À tarde, Dr. Daniel deverá ser recebido pelo prefeito de Marabá Toni Cunha e terá outras reuniões com vereadores e lideranças da cidade.

Para encerrar a visita do prefeito de Ananindeua a Marabá, está programada uma grande reunião política com o ex-prefeito João Salame Neto, que deverá integrar a chapa de candidatos a deputado estadual do partido de Daniel.
João Salame, que vem reconstruindo suas bases nas diversas regiões do Estado, na luta por uma das cadeiras de deputado estadual, é uma das muitas lideranças que articulam a candidatura de Dr. Daniel ao governo do Pará. Salame disse à reportagem do Contraponto que o encontro com Dr. Daniel "será uma grande oportunidade para a gente ouvir e debater as ideias de Dr. Daniel e discutir o futuro da nossa região e do nosso Estado".
Quem é Dr. Daniel
Dr. Daniel Santos (PSB) tem 39 anos, é médico formado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e casado com a deputada federal Alessandra Haber.

Nascido em Açailândia (MA), Dr. Daniel mudou-se com a família, ainda pequeno, para Dom Eliseu, onde ficou até os 13 anos, quando foi morar e estudar em Belém, fixando-se em Ananindeua onde mora até hoje.
Dr. Daniel foi vereador de Ananindeua por dois mandatos, sendo que em 2016, foi o candidato mais votado da história do município. Em 2018, elegeu-se deputado estadual, sendo o mais votado do estado do Pará com 113.588 votos.
Conhecido por sua postura conciliadora, Dr. Daniel foi Presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) para o biênio 2019-2020.
Na eleição municipal de 2020, foi eleito prefeito de Ananindeua com mais de 152 mil votos, o equivalente a 67,70% dos votantes.
Em 2024, escorado em uma administração muito bem avaliada pela população, Dr. Daniel foi candidato à reeleição e venceu no primeiro turno ao obter espantosos 83,48% dos votos em Ananindeua.










Comentários